CAMPANHA "NÃO DÊ ESMOLA"

por Lais Coura última modificação 04/09/2019 10h36

A Câmara Municipal aprovou em primeira discussão, o projeto de lei de autoria do Vereador Ednaldo dos Santos Passos – Reco, que cria a campanha de conscientização “Não dê esmola, ofereça Cidadania”.

Segundo Reco, dar esmolas às pessoas em situação de rua, é mantê-los na mendicância, incentivando a exploração infantil e o uso de drogas.

O Município dispõe de uma grande relação de serviços oferecidos a essas pessoas, a exemplo da Casa de Estar, Centro de Apoio ao Educando, CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Centro POP – Oferece higienização e refeições, Escola de Trabalho Evira Fernandes de Lima e Instituição de acolhimento São Francisco de Assis.

Além disso, a igreja católica, igrejas evangélicas e centros espiritas prestam importante papel na acolhida e integração de pessoas em situação de rua, conclui o autor do projeto.

A campanha serve para esclarecer a população que essas pessoas não precisam de esmolas, mas sim de encaminhamento e atendimento adequado para recuperarem sua cidadania, respeito e dignidade.