Oficina Interlegis do Portal Modelo e SAPL 3.1 em Praia Grande - SP

por adm — última modificação 21/11/2018 17h43
Câmara sediará Oficinas da InterLegis

Em parceria com a área de eventos do Senado Federal, a Câmara de Praia Grande sediará entre 3 e 7 de Dezembro a Oficina Interlegis, que contará com a Oficina de Portal Modelo (dias 3,4 e 5 de dezembro) e Oficina de SAPL 3.1 (dias 5, 6 e 7 de dezembro).

O objetivo da Oficina de SAPL é capacitar os servidores para instalar e usar a ferramenta de Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, em sua versão 3.1, que conta com várias novidades, promovendo maior interatividade entre a Edilidade e o cidadão.

Além disso, os alunos aprenderão a utilizar o Portal Modelo, disponibilizado gratuitamente pela Interlegis, que integra diversas ferramentas e facilita o acesso e visualização das notícias e rotina da Casa de Leis.

Serão convidadas à participar todas as Câmaras da Baixada Santista, bem como do Litoral Norte e Sul.

A Secretaria de Educação de Praia Grande cedeu nesse período, o espaço Porto Aprendiz, localizado no Bairro do Boqueirão, para a realização das oficinas, possuindo laboratório de informática com 20 computadores, projetor, telão, WiFi e acesso à Internet.

Sobre a ferramenta

O SAPL foi desenvolvido e é mantido pelo Programa Interlegis do Senado Federal e tem por objetivo facilitar a rotina das casas legislativas. Trata-se de uma ferramenta que informatiza o processo legislativo, sem custos financeiros para a Câmara. Com o lançamento da versão 3.1, o novo SAPL vem com Painel Eletrônico e Compilação de textos. Como todos os produtos e serviços disponibilizados pelo Programa Interlegis às casas legislativas, o SAPL é gratuito.

Entre suas funções estão também: elaboração de proposições; protocolo e tramitação das matérias legislativas; organização das sessões plenárias; manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, votações.

Além de simplificar a atividade do parlamentar e dos servidores, o SAPL colabora com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal ou estadual.

O Programa Interlegis, que desenvolve ações para a modernização do Legislativo, é executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal.