A Escola do Legislativo, em parceria com Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), promoveu ontem (22/01) o curso O papel da comunicação na construção de um mandato cidadão - Um guia para parlamentares e assessores.
A atividade, voltada aos interessados na ideia de desenvolver um mandato legislativo que expresse os anseios do cidadão, foi ministrada pelo professor Michel Carvalho, doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, e diretor da ABCPública, regional São Paulo.
Tendo como ponto de partida as crises de confiança que afetam a imagem do Poder Legislativo aos olhos da população, o workshop aborda como tema central o conceito de "mandato cidadão", ou seja, como a comunicação pública, contemplando o cidadão como objetivo primordial, pode qualificar o mandato parlamentar.
Dentre os desafios enfrentados pelas casas legislativas, estão desde a falta de conhecimento do que é a função do vereador e do papel das câmaras municipais, até o não reconhecimento da atividade parlamentar. Segundo Carvalho, somente uma comunicação que crie conexões com a sociedade pode romper essas barreiras. "O papel da comunicação na gestão pública é sinal de transparência e controle democrático, participação popular, inovação e melhores produtos e serviços. Ou seja, a comunicação pública empodera o cidadão", apontou.
O professor enfatizou a importância de os órgãos públicos combaterem a desinformação política, as famigeradas fake news, inclusive aquelas criadas por IA (Inteligência Artificial), por meio do monitoramento das redes sociais. Para Carvalho, o trabalho preventivo e de educação midiática é o melhor remédio contra uma possível crise. "Contrapor a desinformação tem muito a ver com a credibilidade das instituições. Não há como competir contra a indústria da desinformação, mas uma instituição pública deve tornar os seus processos o mais transparente possível", afirmou.
"A desinformação é um problema global que pode interferir na gestão pública, então é preciso vir a público e gerar informações. O governo, os vereadores, as instituições, precisam, a todo momento, se explicar, dar respostas ao cidadão", concluiu Carvalho.
A Escola do Legislativo de Praia Grande, sob a direção do servidor Naílson Araújo, e presidência do vereador Márcio Alemão, trabalha pelo fortalecimento da cidadania, promovendo cursos e palestras relacionados ao Poder Legislativo, contribuindo, assim, para a capacitação de servidores públicos, e da sociedade civil em geral, sobre temas de interesse político, institucional e social.