AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A FIBROMIALGIA

Sessão foi realizada na noite de ontem na Câmara

1 curtiu

Foi realizada ontem (13/05), no Plenário da Câmara Municipal de Praia Grande, Audiência Pública para tratar de questões sobre a fibromialgia. A Sessão foi presidida pelo vereador Francisco de Araujo Lima Junior, o Gugu Mil Grau. Também fizeram parte da Mesa Diretora, o ex-vereador Dr. Marcelo Cruz; o secretário adjunto de Saúde do Município, Yuri Kalinin; a diretora do Departamento de Atenção Especializada do Município, Vera Bontempi; o coordenador do Comitê Técnico e Científico do Município, Eduardo Yabuta; a psicóloga Laís Tavares; e Sandra Santos, paciente diagnosticada com a síndrome de fibromialgia desde 2005.

A Lei Federal 14.233/21 instituiu o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia, a ser celebrado no dia 12 de maio. A fibromialgia é uma síndrome que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica, mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor e acomete especialmente mulheres entre 35 e 60 anos.

Durante a sessão, entre outros tópicos, foram discutidos aspectos legais para amparar as vítimas da doença, os estigmas que acometem os pacientes, a falta de tratamento adequado e medidas que podem ser tomadas pelo poder público para atenuar os sofrimentos por que passam aqueles que desenvolvem essa síndrome.

Clique aqui para mais fotos

Álbum de Fotos