A Escola do Legislativo de Praia Grande, em parceria com a associação %u201CEstrela da Mama%u201D, promoveu, na tarde de hoje (31/10), uma palestra sobre o combate ao câncer de mama. O evento ocorreu no plenário do Legislativo Praiagrandense e faz parte do ciclo de ações do Outubro Rosa, o mês de conscientização e prevenção contra o câncer de mama.
A dr. Camila Bernardes de Souza, psicóloga com Mestrado em Psicologia Clínica e doutorado em Ciências da Saúde, conduziu os trabalhos, apresentando os sinais que apontam a presença do tumor indicativo da doença, e deu orientações para prevenção e detecção precoce, como a necessidade de realizações periódicas de mamografias, ultrassons e o auto exame.
A doutora relatou que, para as diferentes categorias de câncer de mama que existem, podem ser indicados variados tipos de tratamentos, como a hormonioterapia, quimioterapia, radioterapia e, para casos extremos, as cirurgias.
Camila abordou também os medos mais frequentes que acometem as mulheres que precisam passar pelo tratamento, que vão desde a perda dos cabelos, até a mutilação e a morte. A profissional, que possui mais de 30 anos de experiência na área de Psicologia Hospitalar e da Saúde, lembrou que, se o câncer não tem cura, pelo menos tem controle. "Câncer não é uma sentença de morte", enfatizou.
A psicóloga deixou um alerta sobre médicos e pregadores religiosos que se utilizam de sua influência para propagar informações falsas, charlatanismo e curas milagrosas. "A questão emocional é importante para o tratamento, mas não se pode trocar o tratamento pela fé", advertiu.
A servidora da Câmara de Praia Grande Renata Dizioli está se recuperando de um câncer. Ela compareceu à palestra e deixou sua mensagem aos participantes: "Quando você recebe o diagnóstico da doença, você fica sem chão. Mas também é um momento de fazer uma reflexão. É preciso ser otimista e tirar alguma coisa boa dessa situação".