Comunicação Pública em Tempos de Calamidades

Escola do Legislativo leva servidores da Câmara para ciclo de debates

1 curtiu

A Escola do Legislativo de Câmara Municipal de Praia Grande proporcionou a participação de servidores do Legislativo Municipal no seminário Comunicação Pública em Tempos de Calamidades, realizado na última segunda-feira (14/10) na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O evento contou com uma dezena de profissionais, entre jornalistas, comunicadores, pesquisadores e autoridades, que trataram de questões acerca de como a comunicação assertiva pode assegurar ao Poder Público a faculdade de ajudar os cidadãos em situações de crise.

O encontro foi uma realização da Astral, Associação Brasileira das Televisões e Rádios Legislativas, do Departamento de Comunicação da ALESP e do Portal Pro Legislativo, com apoio da ABEL, Associação Brasileira das Escolas Legislativas e de Contas.

O presidente da Astral, Gerson Castro, e o fundador do Pro Legislativo, Sergio Lerrer, conduziram os trabalhos, que versaram, principalmente, sobre as questões ambientais que afligem o planeta nos dias de hoje, com destaque para o aquecimento global, que vem causando secas e enchentes que castigam a população mundial.

A pandemia da Covid-19, queimadas pelo Brasil, a implantação do rodízio de veículos em São Paulo e o acidente aéreo ocorrido em agosto, na cidade de Vinhedo, também foram assuntos dos debates e suscitaram questionamentos e reflexões sobre como a manifestação dos órgãos públicos pode aliviar o impacto das crises e tragédias sobre a sociedade.

Durante sua participação, o jornalista Dario Carvalho, editor de conteúdo da TV Câmara de Campinas, lembrou a urgência com que essas questões precisam ser tratadas pelas mídias públicas. %u201CNão quero que essa fala seja alarmista, mas daqui a pouco vai ser uma coisa comum falar em calamidade%u201D, alertou.

A Escola do Legislativo trabalha pelo fortalecimento da cidadania e oferece cursos e palestras, que contribuem para a capacitação de agentes políticos, servidores públicos e da sociedade civil em geral, sobre diversos temas de interesse político, institucional e social.

Artur Novak Junior

Jornalista - MTB 29820