por admin última modificação 19/07/2018 14h31

por admin última modificação 18/07/2018 16h14

“Prédio da Câmara em construção – 1980”

A Primeira Legislatura da Câmara Municipal de Praia Grande teve início no dia 01 de janeiro de 1969. Nove vereadores compuseram o Legislativo da Cidade, presidido por Aristeu Luz, que foi seguido por Pablo Trevisan Perutich (1970) e Oswaldo Antonio Aranha (1972).

Além deles, fizeram parte da Primeira Legislatura os vereadores: Cezário Reis Lima, Oswaldo Luiz Sanchez Toschi, Arnaldo Perticarati, Osmar Martinatti, Luiz dos Santos Reis e Waldemar Murano. Ainda assumiram os suplentes: Elízio Záccaro, Antonio Figuerôa, Alberto Ferraro e Luiz Leite.

Na época, a Câmara funcionava em prédio anexo ao da Prefeitura, na Praça 19 de Janeiro, Bairro Boqueirão. Todos os parlamentares dividiam a mesma sala e havia um plenário para as sessões ordinárias.

O Legislativo ganhou força e a Casa de Leis mudou para a Praça Vereador Vital Muniz, nº 1, onde funciona até os dias de hoje no dia 20 de março de 1980. O Palácio Petrônio Portella foi inaugurado pelo presidente da Câmara na época, Cezário Reis Lima, na gestão do prefeito Dorivaldo Loria Junior, o Dozinho.

Com o crescimento no número de vereadores e das atividades da Câmara Municipal, em 11 de dezembro de 1998, foi construído o Anexo Ulisses Guimarães, tendo sua obra iniciada na gestão do vereador e presidente Alexandre Evaristo Cunha, e inaugurada pelo então presidente da Câmara Edson Reinaldo Neno Manzon, com o prefeito Ricardo Yamauti. O prédio ainda passou por uma reforma completa e foi reinaugurado em 2002, pelo presidente da Câmara, Esdras de Oliveira e Silva e o então prefeito Alberto Pereira Mourão.

O plenário da Câmara, denominado Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, desde sua inauguração, ganhou novo nome. Em 2013, o Projeto de Resolução da vereadora Janaina Ballaris, batizou a sala onde são realizadas as sessões ordinárias de Emancipador Oswaldo Toschi

Passados 20 anos, e em pleno desenvolvimento. Foi inaugurado em 22 de março de 2018 o prédio anexo administrativo João Gonçalves, pelo presidente da Câmara Municipal Ednaldo dos Santos Passos o vereador Reco e prefeito Alberto Pereira Mourão. O Prédio construído com uma estrutura moderna, tendo 8 (oito) gabinetes de Vereadores, compostos por 3 (três) salas cada, e dois banheiros, totalizando 24 novas salas ao prédio da Câmara Municipal. Além dos gabinetes, a obra contemplou reestruturação e adaptação de gabinetes antigos, também a construção de refeitório e adequação às novas normas dos bombeiros, bem como o revestimento com pastilhas de toda a parte exterior do edifício, dando novo visual ao prédio da Câmara Municipal.
Atualmente a Câmara conta com 19 parlamentares. A Câmara já teve 19 membros durante quatro Legislaturas (de 1989 a 2003). De acordo com emenda à Lei Orgânica, aprovada em 2010, haverá aumento gradativo no número de cadeiras, a cada Legislatura, de duas em duas, até alcançar 21 vagas, o máximo previsto pela Constituição Federal, para municípios com o porte de Praia Grande.