“TODA FAKE NEWS É DESINFORMAÇÃO; NEM TODA DESINFORMAÇÃO É FAKE NEWS”

Palestra realizada pela Escola do Legislativo visa orientar agentes públicos para o combate à desinformação

1 curtiu

Pesquisa realizada pela empresa de cibersegurança Kapersky, divulgada em fevereiro de 2020, demonstrou que cerca de 62% dos brasileiros não sabem reconhecer informações falsas.

Diante desse quadro é que a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Praia Grande, em parceria com a Câmara de Cubatão e a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), promoveu, na manhã desta sexta-feira (24/11), o curso Formando agentes públicos para o combate à desinformação.

A palestra, ministrada pelo professor Michel Carvalho, doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), tratou sobre a desinformação como um problema global e dos perigos que essa desinformação pode acarretar aos órgãos e à gestão pública. Também foram apresentadas estratégias de combate e os conceitos que devem nortear uma ética comunicacional.

Carvalho esclareceu que desinformação e fake news não são sinônimos, sendo que desinformação engloba uma gama mais abrangente de termos e conceitos. “Notícia, que é o registro de um fato, não pode ser falsa; se é falsa, logo, não é notícia. Então, toda fake news é desinformação, mas nem toda desinformação é fake news”, pontuou.

Entre os procedimentos que podem ser adotados para lidar com as fake news que recaem sobre órgãos públicos, Carvalho ressaltou a importância de contrapor com argumentos em linguagem acessível, com dados numéricos, documentos e imagens.

“A Câmara Municipal, como espaço democrático, precisa se colocar à frente do combate à desinformação. Como pode uma cultura política em que a gente conviva normalmente com a mentira?”, questionou.

“Quando a Escola do Legislativo abre espaço para esse debate, ela está contribuindo para essa mudança de cultura que vai constranger quem faz uso da mentira política”, concluiu Carvalho.

Clique aqui para mais fotos

Artur Novak Júnior

Câmara da Praia Grande