AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SECRETARIA DA SAÚDE

Sessão para prestação de contas foi realizada ontem na Câmara Municipal

Curtir

Foi realizada ontem (27/02), no Plenário da Câmara Municipal, Audiência Pública da Secretaria da Saúde para prestação de contas referente ao terceiro quadrimestre do ano de 2023. A Sessão foi presidida pelo vereador Betinho Andrade, líder do governo no Legislativo. Também fez parte da Mesa Diretora, representando a Secretaria de Saúde de Praia Grande, Adriano Maximiliano.

O secretário adjunto da Subsecretaria de Planejamento em Saúde, João Carlos Calheiros de Melo, apresentou dados sobre causas de internação, mortalidade de residentes no município e sobre a produção de serviços do SUS (Sistema Único de Saúde), como as ações desenvolvidas na atenção básica em saúde, a rede física prestadora e a alocação de profissionais nessas unidades.

O subsecretário apresentou indicadores que demonstram que grande parte das metas fixadas pela pasta ou foram atingidas ou ficaram próximas de serem atingidas plenamente.

Thiago Camilo, que atua na Divisão de Orçamento da Secretaria da Saúde, apresentou dados financeiros da pasta, como os saldos das transferências realizadas pelo governo do Estado e da União.

Os vereadores fizeram questionamentos sobre a fila de cirurgias ginecológicas e neurológicas, o sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde), a alimentação servida na Nefro-PG, saúde animal, o atendimento prestado pelo SAMU, a gestão do Orçamento da Saúde, entre outros assuntos relacionados à Saúde do município.

Os munícipes inscritos fizeram questionamentos sobre as equipes de saúde da família, indicadores da pasta, saúde bucal e fizeram cobranças à prefeitura e a parlamentares.

Em entrevista à TV Câmara, o vereador Betinho Andrade ponderou que a área da saúde pública é sempre um desafio, mas afirmou que o município de Praia Grande está no caminho certo. “Temos muito ainda que melhorar, até devido ao crescimento da cidade, mas acreditamos que, no ano de 2024, conseguiremos atender as metas da administração municipal”, assegurou.

Clique aqui para mais fotos

Artur Novak Júnior

Câmara da Praia Grande