PARLAMENTO JOVEM PG PRORROGA PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA A 2ª LEGISLATURA

Escolas Estaduais, Municipais, Particulares, Camp PG e Escoteiros terão até janeiro para se inscreverem no processo

3 curtiram

O Parlamento Jovem PG prorrogou o prazo de inscrição para a 2ª Legislatura do projeto. As escolas e instituições terão até o dia 25 de janeiro do próximo ano para se inscreverem no processo eleitoral. Pensando no encerramento do ano letivo, os apoiadores e organizadores decidiram adiar a data, dando um prazo maior e hábil para as instituições de ensino de nosso Município.

As unidades escolares e instituições, como Camp PG e Escoteiros, interessadas em participar da 2ª Legislatura do Parlamento Jovem PG devem entrar no site da Câmara Municipal de Praia Grande (https://www.praiagrande.sp.leg.br/), ir até a aba ‘Parlamento Jovem’ e preencher o formulário de inscrição.

Lá também estão disponíveis o Decreto Legislativo nº 18/2021, que rege o projeto, e o Edital com todas as informações do próximo processo eleitoral que terá início em fevereiro de 2023. Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail parlamentojovem@praiagrande.sp.leg.br

RETROSPECTIVA – A 1ª legislatura do Parlamento Jovem PG, realizada de maio a novembro de 2022, teve resultado positivo. Alguns trabalhos apresentados pelos vereadores jovens do projeto de iniciativa da Câmara Municipal de Praia Grande promoveu três indicações à Prefeita Raquel Auxiliadora Chinni, que serão atendidas pelo Executivo Municipal.
Durante a Sessão Solene de encerramento da 1ª Legislatura, realizada em novembro deste ano, a chefe do Administrativo Municipal também anunciou a criação do Secretariado Municipal Jovem, o qual permitirá a juventude da nossa Cidade a conhecer, na prática, o funcionamento e a administração do Executivo Municipal.

Além destas indicações respondidas diretamente pela Prefeitura, os vereadores jovens apresentaram demandas que foram retransmitidas pelos vereadores da Casa Legislativa de Praia Grande aos setores competentes como pavimentação de rua, manutenção de praças e projetos de Lei que visam melhorias a toda sociedade.

NÚMEROS - Participaram do primeiro ano de mandato do Parlamento Jovem 16 unidades escolares, somando mais de 6,3 mil votos. Ao todo foram eleitos 42 alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, das redes municipal, estadual e particular de Praia Grande. Do total, 21 exerceram o papel de vereadores e os demais 21 ficam como suplentes. Destaque para o público feminino presente na composição do primeiro ano do Parlamento Jovem: 13 vereadoras jovens e 12 suplentes mulheres.

O QUE É PARLAMENTO JOVEM PG - é uma iniciativa da Câmara Municipal de Praia Grande, apresentada pelo vereador Marcio Glauber Vicente de Oliveira, o Marcio Alemão. O projeto tem como objetivo aproximar e trazer mais conhecimento político aos estudantes de Praia Grande, estimulando os jovens a desenvolver ações em prol de suas comunidades e Cidade, e fazendo com que compreendam, na prática, como funciona o poder Legislativo e os demais poderes. Os jovens vivenciam na prática as funções de um vereador, e têm a oportunidade de apresentar projetos, requerimentos e indicações que são repassados e avaliados pela mesa diretora, podendo ser encaminhados e aprovadas pelos setores responsáveis. As Sessões Ordinárias são realizadas uma vez por mês no Plenário da Câmara Municipal de Praia Grande.

O Parlamento Jovem já existe em alguns estados brasileiros como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Amazonas. Existe também o Parlamento Jovem em esfera federal, que conta com participantes de todos os estados, e é realizado anualmente na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Jornalista: Carol Binato – Mtb 57.326

Artur Novak Júnior